Inverter as posições dos pneus no seu carro pode parecer estranho em um primeiro momento, mas é uma forma de evitar que o desgaste de parte deles seja maior que em relação aos outros. Os pneus dianteiros e traseiros se desgastam com o tempo de forma diferente, interferindo na condução do automóvel. Ao longo deste artigo, nós te explicamos quando e como fazer este rodízio.
Rodízio de pneus: o que é?
O rodízio de pneus é a troca do local e da posição original em que o pneu está montado desde o processo de fábrica. Os pneus frontais, por exemplo, são responsáveis por carregar mais de 60% do peso do carro, consequentemente fazendo com que esses componentes apresentem um desgaste maior e mais rápido que os pneus traseiros.
Interferindo na vida útil de um pneu, a forma de condução também é um fator a ser considerado, já que as conversões feitas à esquerda são realizadas a uma velocidade maior do que quando feitas para a direita.
Por isso, mais carga é colocada no pneu dianteiro direito, o que resulta em um maior desgaste. Realizando o rodízio, os desgastes que ocorrem no veículo são igualados.
Quando fazer?
Alguns modelos, normalmente, trazem no Manual do Proprietário as orientações de quando e como o rodízio de pneus deve ser feito, que costuma ser realizado quando o veículo completa entre cinco e dez mil quilômetros percorridos.
Motoristas que andam bastante com o carro, verão um desgaste em um menor período de tempo. Por isso, é imprescindível comparar o desgaste entre os pneus dianteiros, traseiros e suas laterais.
O rodízio de pneus pode ser feito, por exemplo, toda vez que a troca de óleo for realizada.
Como fazer?
A instrução inicial é que os pneus frontais sejam trocados com os pneus traseiros, mudando apenas a localização e não os lados. Portanto, um pneu dianteiro direito deve ser mudado para o traseiro direito. Para veículos com diferença de tamanho nas rodas, é muito importante ter o auxílio de um mecânico de confiança.
Por isso, é importante também que o alinhamento seja feito com o rodízio, verificando todas as rodas e minimizando qualquer alteração.
Antes e depois do rodízio: o que fazer?
Alguns detalhes precisam ser observados antes e depois do rodízio ser feito, uma vez que um carro é um conjunto de sistemas, em que um afeta o desempenho do outro. Portanto, para obter o resultado ideal do procedimento, é importante realizar:
Revisão das rodas e pneus
Essa etapa é importante, até mesmo como manutenção preventiva, já que deformações, amassados ou bolhas na borracha podem comprometer o rodízio. Uma roda amassada, causada por uma queda em um buraco, ou um pneu deformado, por exemplo, podem trazer problemas.
Em casos de desgastes irregulares, os defeitos podem estar relacionados com a suspensão. Ao colocar um bom componente, como o pneu de outro eixo, sem arrumar a falha, o desgaste prematuro pode acontecer.
Revisão da suspensão
Um problema na suspensão pode colocar tudo a perder. Portanto, é essencial fazer uma boa revisão, verificando se não há a presença de componentes que podem acelerar o processo de desgaste.
O teste dos amortecedores é super importante, uma vez que quando apresenta defeito, esses componentes influenciam o desempenho e o desgaste dos pneus. Terminais com folgas, pivôs, coxins quebrados e buchas danificadas também podem causar o mesmo problema.
Balanceamento e alinhamento
Quando as rodas do veículo forem trocadas de lugar, você deve refazer o alinhamento, além de checar o balanceamento e a calibragem. São esses pequenos detalhes que colaboram com o bom resultado do rodízio.
Fazer rodízio ou a troca dos pneus?
O rodízio de pneus não deve ser realizado sempre, assim como qualquer outro procedimento automotivo, mas a resposta para realizar o rodízio ou a troca dos pneus está nos sulcos, quando apresentam uma pequena elevação de borracha, que ajuda a saber o seu desgaste.
A partir do momento que a indicação TWI (Tread Wear Indicator) é atingida, significa que os sulcos chegaram ao limite máximo de 1,6 milímetro. Com isso, para o cumprimento da lei e segurança do automóvel, é a hora de trocar os pneus.
Se você gostou desse conteúdo, não deixe de acompanhar os nossos próximos artigos.
Comments