A venda de um carro seminovo pode parecer um processo simples, mas merece muita atenção quando o assunto é precificação.
Na hora de definir o valor pelo qual deseja vender o seu veículo, a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é a primeira coisa que vêm à cabeça, afinal de contas, ela disponibiliza uma consulta pública ao preço médio de cada modelo com base em suas especificidades, mas nem sempre seguir este preço como base é a melhor opção.
Conforme a tabela FIPE, o preço médio sugerido para cada modelo pode não ser o mesmo pelo qual você encontrará o mesmo carro à venda, isso por que existem diversos outros fatores que devem ser considerados, e o valor de mercado é o principal deles.
Bastante variável, ele considera aspectos como região, oferta e demanda, estado de conservação, quilometragem, acessórios e outros, que podem aumentar ou diminuir o valor do veículo.
Com isso em mente, fica mais fácil compreender que a Tabela FIPE deve ser utilizada somente para se ter uma ideia de quanto é possível cobrar, além de ajudar a calcular valores de financiamento, seguro e IPVA.
Já o valor de mercado diz respeito a quanto o seu carro realmente vale hoje, a depender de todos os fatores de maior relevância em uma venda. Itens que contam como diferenciais, pacotes opcionais, acessórios, revisões, quilometragem e estado de conservação são exemplos que podem agregar ou reduzir o valor estipulado pela FIPE.
Desta forma, fica fácil imaginar que dois carros do mesmo ano e modelo podem ter valores diferentes, por este motivo, o mais recomendado é avaliar tudo aquilo que o seu carro oferece, comparar com os valores praticados no mercado e valorizar cada diferencial que agregue valor em relação aos demais.
Isso também significa dizer que se ele possuir qualquer tipo de avaria, tiver sido batido ou a conservação estiver comprometida, seu valor de venda deverá ser menor, para aumentar as chances de negociação.
Caso ainda tenha dúvidas neste processo, você pode contar com ajuda profissional para definir o valor mais adequado e garantir uma boa venda. Gostou deste conteúdo? Então siga acompanhando os demais artigos disponíveis em nosso blog e confira as novidades da tão aguardada BMW i5 elétrica!
Comments