A ascensão dos carros elétricos tem promovido diversos lançamentos de grande parte das montadoras que oferecem modelos cada vez mais tecnológicos e com melhor desempenho, mas que também exigem cuidados diferentes dos modelos à combustão.
Se você já é dono de um modelo elétrico ou pretende adquirir um dentre os diversos lançamentos que chegam constantemente no mercado, precisa seguir as seguintes dicas na hora de manter seu veículo sempre novo:
Realize a conferência mensal da bateria
O bom funcionamento de um carro elétrico depende essencialmente da sua bateria, por isso é fundamental checar a bateria todos os meses e avaliar se as ligações estão perfeitas, detectando possíveis corrosões nos terminais de maneira preventiva.
Para preservar todos estes componentes você também deve evitar:
Expor a bateria ao calor ou frio excessivo (em dias quentes, procure estacionar à sombra, por exemplo);
Deixar o veículo estacionado por longos períodos de tempo com a bateria descarregada;
Frear o carro bruscamente;
Dirigir em estradas muito irregulares;
Não carregue a bateria até 100%
De acordo com os manuais de diversos fabricantes, um carro elétrico deve ter sua bateria carregada, preferencialmente, até 80%. Isso porque o carregamento total aumenta a temperatura do núcleo da bateria, prejudicando em longo prazo sua capacidade e vida útil.
E atenção: se o excesso de carga é prejudicial, o mesmo acontece com a descarga completa. Por isso, jamais permita que a bateria chegue a zero. Em situações críticas, é aconselhável chamar o reboque em vez de deixar a carga zerar totalmente.
A carga lenta deve ser preferência
Apesar da praticidade oferecida pelos postos de carregamento rápido (superchargers), o ideal é priorizar o carregamento lento da bateria, pois o carregamento rápido pode desgastar prematuramente as células da bateria. Mas ainda é possível utilizá-lo em situações emergenciais.
Faça uma revisão completa a cada 12 meses
Apesar da manutenção do carro elétrico ser mais simples e econômica, é essencial revisá-lo todos os anos ou a cada 15.000 km rodados. O diagnóstico deve ser realizado por um profissional certificado, que fará a inspeção das portas de carregamento e rotores, além de uma avaliação completa da bateria. Fechaduras, dobradiças, trincos, pastilhas de freio, suspensão e filtro de ar-condicionado também precisam passar por esta vistoria.
Gostou dessas dicas? Então, não deixe de acompanhar os próximos conteúdos do nosso blog!
Comments